3 de fevereiro de 2008

Atualizando o Mandriva no compaq v6210BR do Mandriva Linux 2007.0 para 2008.0

A atualização do Mandriva neste hardware foi objeto de uma discussão no fórum do mandriva-brasil.org, o procedimento de atualização mais trivial, a instalação direta do Mandriva 2008.0 sobre o 2007.0, não é recomendada a não ser que aceites perder uma série de atributos do laptop, como hibernação, economia de energia, controle de brilho etc. O problema que motivou esse pequeno guia é ocasionado por um problema que envolve o acpi, bios e o linux ( o problema com o acpi aparece em todas as distribuições testadas; debian e ubuntu ). a solução proposta foi a atualização da bios. O procedimento de atualização da bios pode ser perigoso, entretanto com o cuidado de o laptop com duas fontes de alimentação ( bateria e externa ) diminuimos muito o risco de uma falta de energia no momento da gravação da bios. Recomendo fortemente o uso da bateria neste procedimento.

Então para atualizar a bios a coisa mais óbvia e sabia a fazer é procurar o programa para atualização na página do fabricante do equipamento, no caso a HP, lá você encontra além da bios outros drivers para o laptop, entretanto como você pode notar no link a HP somente disponibiliza drivers para windows e não para o software que acompanha o equipamento, você pode perceber que eles ainda tem um longo caminho para realmente agradar a comunidade Linux.


Eu pessoalmente fiquei muito irritado com a HP, liguei para o atendimento ao cliente e recebi a seguinte resposta: “A HP não disponibiliza os driver e as atualizações para Linux, elas são oferecidas para o windows na forma de cortesia”.

Então como ultima solução, tive que recorrer a técnicas ilegais para conseguir atualizar o sistema.

Então vamos começar com algumas dicas estratégica, e obvias por sinal, no windows nada vai funcionar, rede com ou sem fio, som, nada ! Por isso é bom você colocar a bios devidamente baixada do link num pendrive ou em um cd, é importante que você instale o driver da rede wireless pois ele será util no linux.

Depois de instalado você deve procurar o arquivo “bcmwl5.inf” na pasta “C:SwSetup/sp36684a” e salvá-lo novamente num pendrive.

Depois de instalar a bios, é só colocar o cd do Mandriva 2008.0 e executar a instalação normalmente.

Eu em particular usei o Mandriva one, ele já vem com alguns modulos proprietários como o da placa de vídeo, no caso a meu xodózinho nVidia 6150.

O som e a rede com fio estarão funcionado, normalmente, pelo menos foi o que aconteceu em meu caso. O controle de energia também estará totalmente funcional com hibernação na memória e no hd, modos de operação do processador, controle do brilho, etc.

Sem querer contar vantagem, mas já cantando, não existe comparação entre o suporte que o Mandriva oferece em comparação ao Windows, enquanto a instalação pelada do Windows ocupou 3.1Gb, a do Mandriva, com OpenOffice, kaffeine e vários outros programas do dia-a-dia ocupou 2.4 Gb, temos que lembrar também que nada funcionou no windows sem configurações adicionais.

Voltando a instalação do Mandriva 2008.0, são necessárias algumas configurações adicionais para a rede wireless, e para as teclas multimidia, então vamos por partes:

Rede wireless - Broadcom Corporation BCM94311MCG wlan mini-PCI, o modulo necessário para este hardware pode ser obtido do próprio driver para windows disponibilizado na página da HP, aproveite agora aquele arquivo salvo bcmwl5.inf .

Mas antes disto siga o seguntes passos ( agradecimento a Bevilaqua que trouxe a informação ao fórum do mandriva ) :

- instale o programa bcm43xx-fwcutter que extrai o firmware

Pronto, problema resolvido

Dica: se for atualizar o kernel, atualize também o modulo ndiswrapper-kernel para a versão do novo kernel no próprio MCC, fica esse link como inspiração http://br.geocities.com/rafaelmr2/pavilion.html.

Teclas de multimídia - Resolver este problema é fácil, é só instalar o xev e dar uma pequena olhada em mais um maravilhoso tutorial do seu Morimoto http://www.guiadohardware.net/dicas/configurando-teclados-multimidia.html

Mas eu já vou entregando o caminho das pedras...
crie um arquivo .xmodmaprc com o seguinte conteúdo:

keycode 162 = F14
keycode 174 = F19
keycode 176 = F20
keycode 160 = F21
keycode 144 = F15
keycode 153 = F16

e depois de o comando:

$ xmodmap .xmodmaprc

Pronto, agora é só configurar o atalhos globais do kmix para controlar o volume e o mudo., e também os atalhos globais do seu programa de mídia favorito, no meu caso o AmaroK , onde você define as ações de mídia de play/pause, pra frente e pra atrás!

Detalhando, clique no alto falante do systray -> mixers -> configurações -> configurar atalhos globais, clique em uma ação e logo após no botão de multimídia desejado.

Esta aí o resultado final:

Agradeço pela ajuda do kidsoeiro, Bevilaqua, apimente.br e Manoel Pinho do fórum mandriva-br de onde tirei as idéias e grande parte dos procedimentos.



4 Comments:

Marcos Daniel said...

Demonho;
Duas coisas:
1) hibernação é sempre no HD. Quando desliga o sistema colocando informações na memória é standby.
2) porra, toma jeito de macho e para de imitar o dock do Mac OS na barra do KDE!rssrsr

abraço

Mario said...

MUITO OBRIGADO!!!!
Como iniciante no mundo do Linux, que acaba de mandar o windows vista que veio no meu lap a pqp, agradeço imensamente esse tutorial!!
Abraço,

Danilo said...

cara, tenho uma duvida, usando a wireless dessa forma, vc consegue usar em redes com wep?

Maicon Saul Faria said...

Sim, tranquilamente !