1 de janeiro de 2010

Jogos remotos com o StreamMyGame

Computação nas nuvens parece ser o caminho das aplicações Desktop. Este modelo prioriza a eficiência energética e a mobilidade.

Os games dos últimos nichos que demandam grande desempenho, tanto nos PCs quanto nos Consoles. Na contramão da busca por mais desempenho e no caminho da computação nas nuvens também para os games, temos o empreendimento da Onlive... eu sei, latência, hubs, wireless etc.

De fato, as dificuldades parecem intangíveis, mas por outro lado temos menores custos de hardware em datacenters, conexões melhores e mais baratas. Somado a isso, observamos o grande progresso dos softwares de compactação e sincronização, um exemplo é o jogo Heroes of Newerth cuja espantosa  sincronização torna possível uma partida competitiva  entre Brasileiros, estadounidenses, o que é impensável no antigo DoTa.

Semana passada o fundador e diretor geral do Online, Steve Perlman, foi convidado a proferir uma palestra sobre o projeto na Columbia University.

Um outro projeto, não tão ousado, é o StreamMyGame eles disponibilizam um software que permite rodar aplicativos como games numa rede local. Por exemplo, você pode jogar jogos pesados na sacada, com seu netbook rodando remotamente um jogo instalado no seu desktop. Eles disponibilizam uma versão com servidor windows e cliente Linux, para PC e para PS3. Por exemplo:
 



Eu pessoalmente fiquei muito curioso em relação aos mecanismo de compactação e sobre a existência de aplicativos opensource que permitam o estudo e o aprimoramento.

Encontrei um projeto muito interessante da Sun, o VirtualGL aliado ao TurboVNC, em breve postarei minha experiência com ele.

0 Comments: