5 de dezembro de 2009

Impressões do Mandriva 2010.0 no EEEpc 1008HA

Depois do falecimento do meu Compaq v6210BR, decidi comprar um netbook.

Asus EEEpc 1008HA, foi a minha opção.  Ele tem a maior autonomia e desempenho da categoria, é extremamente fino. Eu adquiri este com windows xp, infelizmente não encontrei nenhum a venda com linux.

A tela, teclado, acabamento, desempenho, tudo me impressionou positivamente. Boots do mandriva e do windows rapidissimos !

Contras:
-setas cima e baixo pequenas,  eu também não gostei das portinhas que fecham todas as entradas(usb, fone etc). elas são bonitas, mas eu tenho um pouco de dificuldade de abrir (sem muita unha  Contente).
-botões do mousepad, o botão único dificulta um pouco o duplo clique. O mousepad é bom, multitouch.

 Vamos ao Mandriva.



Instalei usando o Mandriva-seed  http://megaf.wordpress.com/2009/04/11/mandriva-2009-spring-da-iso-pro-pendrive/ (dica do Manuel Pinho) O tutorial serve também para o mandriva 2010.0.

Usei um pendrive bem vagabundo, mesmo assim a instalação foi rápida. Nenhuma opção especial.
Compatibilidade, bom o que dizer..., o mandriva está tirando a graça da instalação. TUDO funcionando, rede sem fio, suspender etc. Só pra ter uma idéia: não abri o terminal ainda !
-microfone, câmara, fone funcionando,
-Skype funcionando,


Para melhorar a usabilidade eu desativei a composição "efeitos do desktop", para fazê-lo vá em "Ferramentas" -> "Ferramentas do sistema" -> "configurar sua sessão" -> Área de Trabalho, retire a opção "Habilitar os efeitos da área de trabalho". Assim o sistema ficou muito mais rápido e responsivo.

Críticas: minhas únicas criticas são a respeito do Desktop Kde padrão do Mandriva, realmente ele não é muito agradável para telas menores.
Eu fiz algumas modificações como o aumento da barra de tarefas, e a ocultei.  Na minha opinião fica muito melhor assim !



 



Vou fazer um comparativo da autonomia da bateria, mandriva x windows ! Depois posto o resultado !

0 Comments: