3 de agosto de 2007

Compaq V6210


Enfim Comprei meu laptop.

Há muito estava pensando em comprar um laptop, queria algo razoável e de baixo custo.
esta semana deparei-me com este modelo da Compaq 6210 , um portátil com processador sempron 3500+ (1.86Ghz), ddr2(667Mhz) 256 Mb, hd 60Gb, combo e uma placa de video IGP Nvidia Go 6150 compartilhando até 128Mb. O sistema operacional padrão é o Mandriva linux.

Vou fazer um review do equipamento, mas antes vou falar da compra,
depois de tanto fussar nas lojas e no mercado livre encontrei este modelo que tinha as características a cima, várias lojas o ofereciam pelo preço de 1799 até 2499 no bondfaro, pelo menor preço encontrei nas americanas , saraiva e no shoptime. Claro que o fato de não vir com softwares do janelas me chamou a atenção positivamente, mas tenho que reconhecer que fora a placa de vídeo que mais me encantou neste modelo.
A compra foi realizada no supermercado extra, aqui perto de casa, eles tinham o produto no estoque então retirei na hora., em 12x sem juros, e ainda consegui um desconto especial de forma que ele me custou R$1699. Fiquei satisfeito com a compra.

A primeira impressão que tive do equipamento quando o retirei da caixa em casa foi ótima, ele tem um belo acabamento e design, de fato o achei meio pesado, 3,1Kg quando com bateria, este é o único ponto negativo até o presente momento.
A tela do equipamento é de 15,4" sem dúvida uma tela de boa qualidade permitindo até mesmo uma boa visão lateral, a luminosidade também é boa e a resolução padrão de 1280 pro 800 é muito satisfatória .

Vamos ao hardware:

- processador: como já disse o laptop possui um processador sempron 3500+ de 64 bits, este processador é suficiente para executar as tarefas de mais comuns, não tenho interesse de rodar minha simulações em um laptop é claro, por isso por enquanto o custo de um dual core torna este Sempron uma melhor opção.
De fato, tenho planos para um upgrade neste processador ao termino da garantia do produto de 1 ano. Soube que existe a o possibilidade real de upgrade visto que este mesmo modelo é vendido em versões com um processador turion X2(50$ no ebay), estou até tentando entrar em contato com um rapaz que já encomendou esse processador para fazer a substituição, logo espero ter mais informações.

-memoria: este modelo possui memoria DDR2 o que para minha alegria barateia enormemente o custo de um upgrade, o laptop possui 2 slots livre para isso e também tem suporte a dual channel quando os modulos são iguais, existem rumores em foruns que isso aumenta o desempenho principalmente da placa de vídeo, mas são informações vaga e de cunho técnico discutível.

-Hd: 60Gb, meu maior até hoje foi de 15Gb, até a pouco trabalhava com um de 3Gb, nem preciso mais comentar nada.

-Vga: Esta placa de Vídeo GO 6150 é uma vga muito interessante, e reconhecida como a melhor das piores , ditas piores por não possuírem memoria interna e por isso usarem a memoria do sistema. ela faz 630 no 3dmark05, o que eu acredito ser mais do que a minha 5200 do meu desktop. Segundo o que vi em minhas andanças com mais memoria dá para rodar doom 3 e FEAR, até tem como jogar Elder Scroll 4 oblivion com esta vga, ora então deve dar pra jogar Morrowind, de todas as maneiras vou instalar o cedega amanhã mesmo.

-SO; a distribuição Linux que acompanha o laptop é a Mandriva,
na caixa havia um pequeno manual e um cd de recuperação, o sistema estava perfeitamente instalado, não tive problema algum, a minha rede( virtua ) foi detectada automaticamente, o sistema já possui um driver proprietário da Nvidia, com programa de configuração e diagnostico que aponta a temperatura etc.

Facilmente criei uma nova partição e tentei instalar o debian, sem sucesso tentei o ubuntu onde também não fui feliz, em breve descreverei estes problemas.

Para finalizar vou adiantando que vou utilizar o mandriva neste laptop, ele tem várias vantagens, uma muito especifica e interessante para mim é que o compilador C/C++ da intel tem um pacote especifico para este.

3 Comments:

Blog do Kirk said...

Estou pensando em comprar esse notebook, no caso de colocar mais um pente de memoria de 256 mb ele deve aumentar bem a perfomance, pois a controladora e dual chanel.
Vc já fez ou vai fazer upgrade de memoria ?

Maicon Saul Faria said...

Pretendo fazer, mas o dual channel pode ser chato, eu acho que é melhor comprar 2 pentes de 512 iguais, eu achei na loja www.waz.com.br um par de memorias corsair na caixa ddr2-667mHz por 220.
Vou tirar o de 256 e guarda-lo.

Blog do Kirk said...

Quando eu comprar esse notebook, podemos fazer um rolo, vc vende o 256 mb e ajuda na compra dos 1 gb.